"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 7 de maio de 2018

EDITOR DO BLOG PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE A GRANDE GUERRA EM PORTUGAL

.



O editor do Blog Carlos Daróz-História Militar e autor do livro O Brasil na Primeira Guerra Mundial - A longa travessia, participou de um seminário organizado pelo Instituto Universitário Militar de Portugal (IUM): ‘A frente Oriental e o Atlântico’, na cidade de Lisboa.

Realizada com base em fontes documentais primárias e na historiografia mais atualizada sobre a 1ª Guerra Mundial, a pesquisa para a obra de Carlos Daróz é uma referência no Brasil e no exterior. Para o livro foram consultados documentos em arquivos no Brasil, Reino Unido, Alemanha, França e Argentina. O estudo do professor já foi apresentado e divulgado em seminários no Brasil, em Cabo Verde e agora em Portugal. 

Mesa de painelistas durante o seminário

Em 1917 diversos navios mercantes brasileiros foram afundados por submarinos alemães, levando o Brasil a entrar na guerra ao lado das potências Aliadas. Em 1918 o Brasil enviou uma Missão Médica Militar para montar um hospital militar em Paris, que atendeu feridos de guerra e a população civil, atingida pela pandemia de gripe espanhola. Também enviou para a Itália, EUA e Inglaterra grupos de aviadores navais para fazerem cursos e combaterem ao final do treinamento. Somente os que foram para a Inglaterra chegaram a fazer voos de patrulha sobre o Canal da Mancha. 

O país enviou também uma divisão naval composta por 8 navios para patrulhar a Costa Ocidental da África e uma equipe de 24 oficiais do Exército para estagiar no exército francês. Lá entraram em combate comandando tropas francesas. Ao todo, cerca de 150 brasileiros morreram na guerra. A maioria vitimadas pela gripe espanhola.

O Editor do Blog Carlos Daróz-História Militar ladeado pelo comandante Augusto Salgado e pelo coronel Leonel Martins, ambos professores do Instituto Universitário Militar

Durante o seminário, o editor do Blog ministrou a conferência de encerramento ‘O Brasil na Grande Guerra’, onde falou sobre a participação brasileira neste momento histórico da humanidade, o conflito mundial de 1914-1918.  Segundo o pesquisador, “nossa participação na 1ª Guerra Mundial é desconhecida de quase todos os brasileiros. Hoje existem menos de dez pesquisadores no país que estudam o tema e o estudo da história militar é essencial para fomentar novas pesquisas, capacitando pesquisadores que possam, com metodologia e suporte teórico adequados, lançar luzes sobre o pouco conhecido período e outros tão importantes em nossa história". 

O editor do Blog Carlos Daróz-História Militar recebendo uma placa das mãos do comandante do IUM, vice-almirante Bastos Ribeiro

O evento foi planejado e conduzido pela equipe de professores de História Militar do Instituto Universitário Militar de Portugal, estabelecimento de ensino de altos estudos militares daquela nação amiga, e contou com a participação de integrantes do Exército, Marinha, Força Aérea e Guarda Nacional Republicana de Portugal, além de acadêmicos e historiadores.

O Instituto Universitário Militar, localizado na aprazível rua dos Pedrouços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário