"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

XVIII ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-RJ - SIMPÓSIO DE HISTÓRIA MILITAR

.

Começando as atividades de pesquisa em História Militar no ano de 2018, ocorrerá, entre 23 e 27 de julho, o XVIII Encontro da ANPUH-RJ.

No campo da História Militar, teremos o Simpósio Temático 47 - MILITARES, PODER E SOCIEDADE: MÉTODOS DE HISTÓRIA E PARCERIAS, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Rodrigues.

A História Social dos Militares vem surgindo, nos últimos anos, revigorada com novos olhares e perspectivas. A velha visão de uma história-batalha enaltecedora de heróis simplesmente desapareceu. A Nova História que envolve a pesquisa sobre os militares vem crescendo com diferentes percepções e abordagens. Este Simpósio tem por objetivo investigar temas convergentes entre a história militar e a sua relação com a sociedade e com a política. Geralmente, a cultura da memória vem desempenhando um papel essencial para a continuidade do debate sobre a construção e desenvolvimento de uma sociedade. As Instituições militares e seus atores também contribuíram para a construção dessa história. Nesse contexto o objetivo do Simpósio Temático é mostrar as possíveis parcerias entre investigadores da área, além de discutir temas como fontes e metodologias de pesquisa em arquivos militares, a história do ensino militar como base da formação profissional, as crises políticas que envolveram esses atores, os conflitos internos institucionais, a historiografia, a memória, suas relações com a geopolítica, inovações militares no campo das novas tecnologias, produção de mídias, o recrutamento, os tipos de guerras, as intervenções políticas, entre tantas outras possibilidades de pesquisa.

Vamos inscrever as nossas pesquisas e fortalecer o campo da História Militar. As inscrições já estão abertas.

http://www.encontro2018.rj.anpuh.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário