"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

FIM DE UM MISTÉRIO DE MAIS DE UM SÉCULO - LOCALIZADO SUBMARINO AUSTRALIANO AFUNDADO NA 1ª GUERRA MUNDIAL

.

Submarino da 1ª Guerra Mundial foi encontrado 103 anos depois. Ele era o maior mistério naval australiano

Após longos 103 anos de dúvidas, o mais antigo mistério naval da história australiana, foi resolvido com a descoberta de destroços do seu primeiro submarino, mais de um século depois do seu desaparecimento ao largo da costa da Papua Nova Guiné, segundo nota do governo australiano. O HMAS AE1, era o primeiro de dois submarinos da “classe E”, construídos para a Real Marinha Australiana e desapareceu em 14 de novembro de 1914, com 35 tripulantes a bordo de uma tripulação mista entre australianos, britânicos e neozelandeses.

O HMAS AE1 ao largo de Rabaul, antes de afundar em 1914

Os destroços, estão a cerca de 300 metros de profundidade na zona do desaparecimento, e foram encontrados pela 13ª expedição lançada para encontrá-lo, com a ajuda do Fugro Equator, um navio que também foi utilizado pela Austrália nas buscas infrutíferas pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido em 08 de março de 2014, com 239 pessoas a bordo, após ter descolado de Kuala Lumpur rumo a Pequim. 

É com grande alívio e satisfação que recebemos esta notícia, pois "ao fim de 103 anos, o mais antigo mistério naval da Austrália foi resolvido", disse a ministra da Defesa australiana, Marise Payne, em declarações aos jornalistas. "Trata-se de uma das descobertas mais significativas da história marítima da Austrália. A perda do AE1 em 1914 foi uma tragédia para a nossa nação", realçou, indicando que a espera pela descoberta dos destroços, permita compreender as causas do acidente. 

Imagens do submarino HMAS AE1 localizado no fundo do mar

O submarino foi comissionado em fevereiro de 1914 em Portsmouth, no sul da Grã-Bretanha, e chegou a Sydney em maio do mesmo ano. Marise Payne informou ainda que o governo já fez contato com as autoridades de Papua-Nova Guiné para garantir a conservação do local e assim poder organizar cerimônias em memória dos desaparecidos. 

A perda do AE1 foi a primeira de um submersível aliado durante a 1ª Guerra Mundial e o seu desaparecimento figurava como o mistério naval mais antigo da história Australiana.

Fonte: The Sun
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário