"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 13 de dezembro de 2016

NOVO ROBÔ SUBMARINO CAPTURA IMAGENS EM ALTA DEFINIÇÃO DO USS ARIZONA




Um novo tipo de robô submarino tornou possível observar o interior do USS Arizona, o navio de guerra afundado, bombardeado há 75 anos em Pearl Harbor, Havaí.


Por Maria Gallucci

O equipamento submersível operado remotamente, obteve imagens nunca vistas do navio para o novo documentário ‘Pearl Harbor: Into the Arizona’, uma coprodução entre a CuriosityStream e a PBS. 

Na filmagem, o uniforme de um oficial, agora coberto de algas, ainda está pendurado em seu cabide, em um dos aposentos. O chapéu de um dos membros da tripulação ainda conserva seus detalhes brilhantes. O armário do banheiro contém seus objetos originais, enquanto um cobertor cobre uma cama intacta.

O Arizona foi atingido quatro vezes por bombardeiros japoneses em 7 de dezembro de 1941, e acabou afundando. Cerca de metade dos 1.117 tripulantes mortos naquele dia estavam a bordo do navio.

O USS Arizona envolto em chamas após o ataque japonês


Desde então, ninguém viu o interior do Arizona abaixo de seu segundo deck. O U.S. National Park Service proíbe mergulhos não oficiais no local, e não permite que visitantes entrem no casco do navio.

Modelos anteriores de robôs não conseguiram navegar pelos espaços apertados sem ficar presos nos cabos que os conectavam à base na superfície, conforme explicaram os produtores do novo documentário. As condições desfavoráveis de luz também dificultavam a captura de imagens de alta qualidade.

Foi então que a equipe trouxe um novo robô submarino desenvolvido pela Marine Imaging Technologies. O equipamento operado remotamente, batizado de 11th Hour, tem uma espécie de carretel automático que elimina os problemas com os cabos, e sua câmera de altíssima definição 4K 3D dá uma nova clareza às imagens feitas no fundo do mar.

Mergulhador guia equipamento operado remotamente perto do local onde está o USS Arizona em Pearl Harbor, Havaí.


Os cineastas fizeram uma parceria com o National Park Service’s Submerged Resources Center e a Woods Hole Oceanographic Institution para capturar imagens dos decks inferiores do Arizona.

Com pouquíssimos sobreviventes do USS Arizona vivos até hoje, e poucas pessoas que estavam vivas quando os ataques ocorreram, nós temos a obrigação de preservar e registrar estas lições da história para as gerações futuras,” disse Jorge Franzini, produtor da CuriosityStream, em um comunicado.

Nós penetramos apenas a superfície do que esta tecnologia é capaz de fazer,” ele acrescentou. “É animador pensar em qual poderá ser a próxima expedição do 11th Hour.

Fonte: Yahoo

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário