"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - MARECHAL JOHANN VON KLENAU

.
* 13/4/1758 - Benátky nad Jizerou, República Tcheca

+ 6/10/1819 – Brno, República Tcheca


Johann von Klenau, também chamado de Johann Josef Cajetan von Klenau und Janowitz, foi um marechal-de-campo do exército Habsburgo. Klenau entrou para a a casa militar de Habsburgo em adolescente e participou nas guerras austríacas contra o Império Otomano, nas Guerras revolucionárias francesas e comandou vários corpos em diversas batalhas importantes das Guerras Napoleônicas.

Nos primeiros anos das Guerras revolucionárias francesas, Klenau distinguiu-se nas linhas de Wissembourg e esteve à frente de um ataque vitorioso em Heidelberg em 1795. Como comandante do flanco esquerdo da Coligação da campanha de Adige, no Norte de Itália, em 1799, Klenau teve um papel de destaque ao isolar a fortaleza detida pelos franceses no rio Pó ao organizar e apoiair uma insurreição da população na zona rural. Posteriormente, Klenau tornou-se o mais novo marechal-de-campo na história militar de Habsburgo.

Como comandante de corpos, Klenau teve um papel significativo na vitória austríaca em Aspern-Esslingen e na derrota em Wagram, onde as suas tropas cobriram a retirada da principal força austríaca. Comandou o IV Corpo na Batalha de Desden, em 1813, e, de novo, na Batalha das Nações em Leipzig, onde conseguiu bloquear o cerco na força principal austríaca pelos franceses no primeiro dia dos comabates. Após a Batalha das Nações, Klenau organizou e implementou o bem-sucedido bloqueio de Dresden, e aí negociou a capitulação francesa. 

Na campanha de 1814–15, comandou o "Corpo de Klenau" do Exército de Itália. Depois da guerra, em 1815, Klenau foi nomeado general da Morávia e Silésia. Morreu em 1819.

Nenhum comentário:

Postar um comentário