"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 22 de novembro de 2016

EDITOR DO BLOG PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NAVAL

.


No último dia 17 de novembro a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro promoveram, na sede do instituto, o Seminário Comemorativo do Centenário da Aviação Naval brasileira.  

A história da Aviação Naval brasileira iniciou-se em 1916 com a criação da Escola de Aviação Naval, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. O pioneirismo no emprego de aeronaves militares no Brasil, em prol da segurança e do desenvolvimento nacional, contribuiu para o desbravamento das rotas aéreas e em operações de patrulha em defesa do litoral e áreas fronteiriças.

Contando com uma grande assistência, o seminário foi aberto com a conferência "As Aeronaves AF-1 e a retomada da aviação de asa fixa pela Marinha", proferida pelo Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira, antigo Ministro da Marinha.

A mesa com o mediador e os palestrantes. Da esq. para a dir., capitão-de-fragata Paulo Castro, o editor do Blog, os almirantes Mauro César, Mathias e Bittencourt

Em seguida, o Vice-Almirante  Armando de Senna Bittencourt apresentou a palestra "O início", na qual destacou os primórdios do uso do avião como arma de guerra.

Dando continuidade ao seminário, o editor do Blog Carlos Daróz-História Militar apresentou comunicação sobre o tema "A Aviação Naval durante a Revolução de 1932", analisando a participação das aeronaves da Marinha do Brasil no combate à Revolução de 1932 nas diversas frentes de combate.

O editor do Blog Carlos Daroz-História Militar após sua conferência


O Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José carlos Mathias encerrou o seminário destacando o papel da Aviação Naval sobre a imensidão azul dos nossos mares, no mundo verde da Amazônia, no Continente Branco, no Pantanal, e em qualquer outro cenário onde a sua atuação se faça necessária.
 
 
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário