"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 28 de julho de 2016

NOTA DE FALECIMENTO - ALMIRANTE HÉLIO LEÔNCIO MARTINS

.

O Blog Carlos Daroz-História Militar lamenta informar o falecimento, na manhã de ontem, do Almirante Hélio Leôncio Martins, eminente historiador naval e ex-combatente da 2ª Guerra Mundial.

O Almirante Leôncio conquistou o primeiro lugar em todos os cursos da carreira: na Escola Naval, no Curso de Especialização em Hidrografia e no Curso Superior da Escola de Guerra Naval. Fez parte, em 1938, da 5ª turma de hidrógrafos.

Comandou três navios: o Caça-Submarinos Juruena, em operações de guerra; o Contratorpedeiro Mariz e Barros e o Navio-Aeródromo Minas Gerais, do qual foi o primeiro comandante.

Durante a 2ª Guerra Mundial, além de comandante do Juruena, foi Oficial de Operações do Grupo Patrulha do Sul em Operações de Guerra, Imediato do Caça-submarino  Goiana, em Operações de Guerra e participou da escolta a inúmeros comboios.

Como hidrógrafo, participou de levantamentos nas costas dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.  Foi Chefe da Comissão de Levantamento Batimétrico do Rio Alto Paraná, trabalho que resultou na edição de quatro cartas.

Foi, também, Chefe de Gabinete do Ministro da Marinha e Presidente da Comissão de Construção de Navios na Europa.

Durante a 2ª Guerra Mundial Hélio Leôncio comandou o caça-submarinos Juruena, escoltando comboios e provendo a segurança das rotas de navegação no Atlântico Sul


Sua vasta obra como historiador é composta de uma dezena de livros, além de inúmeros artigos técnicos, históricos e literários. Destacam-se alguns dos seus livros: A Revolta dos Marinheiros-1910; A Revolta da Armada-1893; Gloriosas Amantes; 4 volumes da História Naval Brasileira e o 1º volume da História da Hidrografia no Brasil.
 
Foi um dos criadores e o primeiro diretor do Centro de Adestramento Almirante Marques Leão, instrutor da Escola de Guerra Naval e Instrutor de Navegação e Hidrografia na Escola Naval.

Destacou-se também na vida civil. Foi Professor de História Militar da UNIRIO, Diretor da ABBR, Presidente da Companhia Brasileira de Dragagem, Diretor Financeiro dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, Diretor do Instituto de Administração e Gerência da PUC, Diretor da Verolme Estaleiros do Brasil, dentre outras funções.

Recebeu cinco medalhas pela sua atuação na 2ª Guerra Mundial.  O Almirante Leôncio tinha 101 anos de idade e era membro do IGHMB e do IHGB.

Tive a oportunidade, em 2007, de ser seu aluno no curso de especialização em História Militar da UNIRIO, quando pude desfrutar de seu imenso conhecimento.  

Apresentamos à família enlutada e aos companheiros da Marinha do Brasil as nossas mais sinceras condolências e o homenageamos com a mais respeitosa continência.
 
Bravo Zulu!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário