"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 12 de maio de 2016

DESCOBERTO DIÁRIO QUE CONTA A HISTÓRIA DE CERCO ANGLO-PORTUGUÊS NA GUERRA PENINSULAR

.




O título não desvenda muito. “Journal 1811”, da propriedade de John Squire, um oficial do exército inglês, é nada mais nada menos que um importante documento que nos conduz à história do século XVIII, num momento em que Napoleão tentava expandir o seu império. E para qualquer português, há algo na capa que nos capta imediatamente a atenção. A palavra “Alentejo”, no canto superior direito.

Tudo porque, neste diário, o oficial inglês, elogiado pelo seu especial talento para a escrita, descreve alguns detalhes técnicos do cerco anglo-português de 1811 a Badajoz, liderado pelo Duque de Wellington.

Mas como foi um diário de um oficial inglês, que escreve sobre o Alentejo, parar a uma livraria de livros em segunda mão na Tasmânia? “Os donos anteriores colecionaram centenas de milhares de livros”, explicou Mike Gray, um dos proprietários da Cracked and Spineless. “Alguns deles estavam num armário, por isso pedi a uma pessoa interessada em livros antigos para ver se encontrava alguma coisa. Trouxeram-me o diário e eu pensei 'está bem, talvez uns 20 dólares, mas vou verificar’”, acrescentou.

O interior do diário encontrado na Austrália quase por acaso
 
O que Mike Gray não esperava era que os especialistas viessem a considerar este diário um verdadeiro achado. John Squire é conhecido pelos historiadores por ser referido várias vezes em relatórios do Duque de Wellington. Há inclusive cartas da autoria de Squire na British Library.

Para Gavin Daly, perito na Guerra Peninsular da Universidade da Tasmânia, este diário é um “tesouro”, tendo adiantado à BBC que a correspondência entre a caligrafia do diário e a do oficial do exército britânico já foi confirmada.

O vida de John Squire após o cerco de Badajoz foi curta: o oficial inglês morreu em 1812, vítima de doença.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário