"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ARMAS VIKINGS





Os vikings eram um povo antigo, que teve origem na região da Escandinávia (atualmente região da Suécia, Dinamarca e Noruega). Igualmente foram conhecidos como nórdicos ou normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo. A vida desse povo era voltada para os mares também estabeleceu a pirataria como outra importante atividade econômica. Em várias incursões realizadas pela Europa Continental, os vikings saquearam e conquistaram terras, principalmente na região da Bretanha, que hoje pertence ao Reino Unido. Cronologicamente, a civilização viking alcançou seu auge entre os séculos VIII e XI.

Quando pensamos nessa civilização, vem à mente um povo bem armados e protegidos com armaduras. Naquela época exista uma variedade de armas que eram utilizadas por vários povos, incluindo arcos, lanças e dardos, os vikings em especial portavam machados resistentes que podiam ser arremessados ou brandidos com força.

Armamento viking


A espada longa viking também era comum e tinha quase o comprimento do braço humano. Suas armaduras eram feitas de couro acolchoadas, às vezes protegidas por um peitoral de ferro. Os vikings mais nobres usavam cotas de malha de ferro. E para constituir uma armadura bem estruturada, os vikings usavam capacetes de ferro. Sendo alguns feitos de uma peça sólida martelada no formato de uma tigela ou cone, e outras feitas de peças separadas rebitadas a uma faixa de cabeça de ferro e nas junções ou usava-se couro para conectar as peças. Uma peça de ferro ou couro para proteção do nariz se estendia para baixo para proteger a face – em alguns casos era construída uma proteção facial mais elaborada ao redor dos olhos. Quanto aos escudos, esses eram feitos de madeira, também frequentemente fronteados com peças de ferro.

Reencenadores vikings portando escudos

Juntamente com suas armas, os barcos vikings se tornaram famosos. Seus barcos eram longos, embora não foi o único tipo de embarcação que os escandinavos construíram, eles também fizeram navios mercantes e embarcações para transportes de carga. Seus barcos tinham algumas características importantes:

- A madeira era rebitada;

- Possuía uma quilha;

- Mastro único com uma vela quadrada de lã;

- Casco de duas faces (a proa e a popa tinham o mesmo formato, assim o navio podia se mover em ambos os sentidos sem fazer a curva);

- Timão lateral;

- Casco coberto com pele animal, importante para vedação.



Em geral, um típico navio feito para realizar longas viagens tinha um  comprimento de 21 metros. Já os navios de guerra eram mais estreitos e tinham mais remos para aumentar a velocidade. A vela quadrada viking podia ter até 100 m² de lã de espessura dupla, geralmente tingida de vermelho ou com listras vermelhas para impor medo em seus inimigos.  Na cultura viking usavam-se âncoras de metal e dispositivos de navegação primitivos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário