"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 3 de outubro de 2015

A BATALHA DE BARNET (1471)

.




A batalha de Barnet, ocorrida no dia 14 de abril de 1471, foi decisiva na Guerra das Rosas. Teve lugar perto da cidade de Barnet, 15 km a norte de Londres, na Inglaterra.


Os principais protagonistas foram o rei Eduardo IV da Inglaterra e Ricardo Neville, conde de Warwick, outrora amigos e aliados, separados pela tendência de Eduardo em favorecer a família da sua rainha Elisabeth Woodville. Em outubro do ano anterior, Warwick conseguira exilar Eduardo, substituindo-o no trono pelo seu predecessor de Lancaster, o rei Henrique VI da Inglaterra. Mas, depois, Warwick cometeu um erro ao aceitar ajudar o rei Luís XI da França no conflito com o duque de Borgonha. Essa ajuda levou a que os borgonheses oferecessem assistência militar a Eduardo, que regressou à Inglaterra em 14 de março de 1471.


Mapa com o dispositivo antes da batalha
 

Os dois exércitos tinham mais ou menos o mesmo número de homens, mas Warwick tinha o apoio do seu genro Jorge, o duque de Clarence, irmão de Eduardo, que desejava ter paz com este último.  Eduardo marchou sobre Londres enquanto Warwick estava em Coventry. Tendo retomado a sua capital, Eduardo marchou ao encontro de Warwick em Barnet.


Do lado dos Lancaster, John de Vere, 13º conde de Oxford, comandava o flanco direito; John Neville, 1º marquês de Montagu, comandava o centro; e Henrique Holland, 3º duque de Exeter, comandava o flanco esquerdo. O conde de Warwick ficava com a reserva. O total das tropas era de cerca de 13.000 homens.


Os Iorquistas, cerca de 10.000, estavam colocados de um lado e do outro da estrada, com Eduardo liderando o centro, o seu irmão Ricardo (mais tarde o rei Ricardo II da Inglaterra) o flanco direito, e Guilherme Hastings o flanco esquerdo.


O conde de Warwick, líder das tropas de Lancaster, é morto em combate
 

Os dois exércitos se postaram paralelos à grande estrada em vez de ficarem perpendiculares.  Com a bruma, algumas tropas de Lancaster confundiram-se entre elas. À medida que a bruma se levantava e quando Warwick se apercebia da sua derrota, este foi morto quando tentava chegar ao seu cavalo. O seu jovem irmão, o marquês de Montagu, foi também morto.


No mesmo dia a rainha Margarida desembarcara em Weymouth e começara a juntar tropas do país e do País de Gales. Caso tivesse conseguido juntar suas forças às de Warwick, as coisas poderiam ter tido um final diferente. Mas a vitória de Eduardo permitiu-lhe consolidar e preparar o confronto final contra a família real dos Lancaster, na batalha de Tewkesbury. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário