"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 18 de junho de 2015

MUSEU DE AERONÁUTICA DO II COMAR

.




Situado no interior do aquartelamento do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), na cidade do Recife, o Museu de Aeronáutica possui acervo museológico composto por aviões antigos, miniaturas de aeronaves, fotografias, objetos pessoais e diversas peças aeronáuticas.



Criado no dia 23 de outubro de 1995, o museu está abrigado em um edifício construído em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. O prédio foi originalmente sede do Quartel-General das Forças Americanas, responsáveis pelo Atlântico Sul e possuía uma área de abrangência de Belém, no Pará até Caravelas na Bahia. O museu possui como objetivo principal a preservação da história da aviação civil e militar no Brasil, que se iniciou em 1910.




Exposições:


O museu possui sete exposições permanentes: 


- História da Aviação,

- Marechal do Ar Eduardo Gomes,

- Segunda Guerra Mundial,

- Primeiro do Sexto Grupo de Aviação,

- Uniformes da Força Aérea Brasileira,

- Material Bélico e

- Instrumentos Aeronáuticos.


 
O prédio histórico onde se localiza o Museu de Aeronáutica do II COMAR



Acervo e patrimônio:


Objetos relacionados a acontecimentos aeronáuticos de vulto histórico na Região Nordeste. Possui um grande acervo de maquetes de aeronaves, fotografias, documentos de valor histórico, condecorações, distintivos, equipamentos e instrumentos de voo, visores, câmeras, bússolas, manches, manetes, materiais bélicos, uniformes da Força Aérea Brasileira (FAB), diagramas em escala dos aviões que voaram e ainda voam nos céus do Brasil, entre outros objetos.




Atividades e espaços:



Desenvolve atividades culturais e educativas, ao proporcionar aos visitantes do museu a oportunidade de participarem de uma formatura militar, como também, assistirem a uma aula sobre a história da aviação e conhecerem o interior de uma aeronave da FAB.

Aeronave pertencente ao acervo do museu



Visitação:

 


O Museu localiza-se no interior do quartel do II COMAR, na Av. Armindo Moura nº 500, Boa Viagem, Recife-PE. 


Aberto a visitação de segunda a quinta das 8h às 12 e 13h30 às 17h e na sexta das 8h às 12h. Visitas guiadas podem ser agendadas.


Ingresso: Entrada gratuita



Contatos:


Tel: (81) 2129-7194 
FAX: (81) 3342-2049


Fonte: II COMAR

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário