"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 4 de maio de 2015

JAPÃO HOMENAGEIA KAMIKAZES ANTES DO ANIVERSÁRIO DO FIM DA 2ª GUERRA MUNDIAL

.


Centenas se reuniram em antiga base de onde partiram 439 pilotos. Cerca de 4 mil japoneses morreram pilotando aviões em missões suicidas.


A poucos meses do aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, centenas de japoneses prestaram homenagem neste domingo (3) aos kamikazes em um antiga base do sudeste do Japão, de onde os pilotos decolavam para as missões suicidas.

A multidão, na qual estavam familiares dos pilotos, se reuniu em Chiran, na ilha de Kyushi, a partir da qual voaram 439 kamikazes até o final do conflito bélico, informou a emissora pública NHK.

Sob a chuva, rezaram em silêncio e depositaram crisântemos brancos diante de um monumento budista.

"Juramos trabalhar pela paz sem esquecer dos duros sacrifícios dos jovens desaparecidos em missões suicidas", afirmou um homem de 84 anos que perdeu seu irmão, piloto kamikaze, citado pela NHK.

Entre 25 de outubro de 1944 e 15 de agosto de 1945, dia da derrota japonesa, cerca de 4 mil japoneses morreram pilotando seus aviões, nos quais transportavam bombas de até 250 quilos, e eram frequentemente abatidos pelo inimigo americano antes de alcançar seus objetivos.

A palavra "kamikaze" significa "vento divino", em referência aos tufões providenciais que destruíram as frotas de invasores mongóis no século XIII.

Fonte: France Press

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário