"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 17 de junho de 2014

AVIÃO SOVIÉTICO ABATIDO NA 2ª GUERRA MUNDIAL É ENCONTRADO COM SEU PILOTO ENTERRADO EM UM PÂNTANO

.



Essa é a história do piloto russo Michail Gavrilov, da Força Aérea Soviética, desaparecido em 1942, cujo corpo foi encontrado intacto em um pântano russo, 68 anos mais tarde.
.
Em abril de 1942, o tenente Michail Gavrilov já era um piloto experiente.  Participara de várias missões com seu IL-2 e abatido várias aeronaves alemãs.  Condecorado por bravura, tinha 26 anos de idade, era casado e tinha um filho.

Tenente Michail Gavrilov

.
Os Ilyushin IL-2 Sturmovik e seus pilotos são considerados elementos que tiveram participação decisiva na 2ª Guerra Mundial, para conter os avanços alemães. Durante a guerra foram fabricados mais de 36.000 IL-2, tornando-o o modelo de avião de guerra mais produzido da história. Sua cabine não era blindada, o que representava alto risco aos pilotos - mas que também ressaltava a coragem e heroísmo de seus ocupantes.

Ilyushin IL-2 Sturmovik

.
30 de abril de 1942 foi um dia comum no front soviético, novamente vencido pelos Sturmovik IL-2, que abateram 36 aviões alemães, e perderam apenas 9. Porém, uma destas perdas permaneceu envolta em mistério durante décadas.  O IL-2 de Gavrilov, após reportar situação de ataque na região de Demyannsk, simplesmente desapareceu e os restos da aeronave nunca foram encontrados.
 .

ENCONTRANDO O STURMOVIK
.
Em abril de 2010, um grupo militar de sondagem encontrou um caça russo "enterrado" em um pântano e, após vários dias de escavação, esclareceu: era o IL-2 de Gavrilov, com os restos mortais do piloto, extremamente bem conservados após 68 anos de espera.
.
O tenente Gavrilov ainda vestia seu macacão de voo, capacete e botas de batalha, mas não estava com sua identificação, armamento individual, paraquedas e relógio, o que significa que o avião foi encontrado e saqueado.  A identificação foi feita pelo código do avião, número de série do motor e pelo fato de estar ocupando a cabine do piloto da aeronave.

   

Imagens da escavação para recuperar o IL-2


.
Supõe-se que, ao atacar uma instalação inimiga, o IL-2 de Gavrilov foi atingido por uma bateria antiaérea, obrigando-o a pouso forçado. A resposta se Gavrilov morreu durante o pouso ou se foi executado em solo pelos alemães será dada pelos peritos. Triste fim para um singular membro da mais corajosa equipe de pilotos da 2ª Guerra Mundial.

.
CURIOSIDADE
.
Gavrilov não foi o único. Em 2008 o piloto Boris Lazarev foi encontrado em sua aeronave durante sondagens de uma empresa de Topografia. Os pântanos europeus possuem alta concentração de Tanino, que inibem a proliferação de bactérias. Por isso os corpos são naturalmente "mumificados", permanecendo intactos durante centenas de anos. 

Equipe de resgate junto aos restos mortais do tenente Gavrilov




Um comentário: