"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MORRE, AOS 102 ANOS, O GENERAL GIAP, VENCEDOR DAS GUERRAS DA INDOCHINA E DO VIETNÃ

.





O general Vo Nguyen Giap, herói da guerra do Vietnã, morreu aos 102 anos nesta sexta-feira, segundo o governo e o exército vietnamita.  Ele morreu às 18h08 (8h08 de Brasília), segundo uma fonte do governo.

Giap era o último remanescente dos revolucionários comunistas responsáveis pela independência do país asiático.  Ele usou táticas de guerrilha para derrotas as forças americanas e francesas, bastante superiores, no conflito do Vietnã.

Giap, que era o último dirigente histórico do Vietnã comunista ainda vivo, ficava atrás apenas do falecido líder revolucionário Ho Chi Minh como uma das figuras mais admiradas pela população no Vietnã.

Internautas vietnamitas prestaram tributo ao general, que era muito popular: "Descansa em paz, herói do povo. Sempre será nosso principal general", escreveu um internauta no Facebook, entre milhares de mensagens nas redes sociais.

Considerado um dos estrategistas militares mais importantes da história, o soldado autodidata conseguiu derrotar com suas táticas tanto franceses como americanos. A derrota imposta às tropas colonialistas francesas em Dien Bien Phu (noroeste), em 1954, foi a base para a independência do Vietnã e o fim do domínio francês na Indochina.

O General Giap na capa da revista Time, na época da Guerra do Vietnã


Nos 20 anos posteriores, este filho de camponês, estudioso e com domínio perfeito do francês, continuou comandando as tropas durante a guerra do Vietnã contra os americanos e seus aliados do Vietnã do Sul, até a tomada de Saigon, em 30 de abril de 1975.

Apesar dos êxitos militares, sua carreira política não prosperou durante o regime comunista. Em 1975 não era mais comandante do Exército do comunista Vietnã do Norte. Após um conflito aberto com o número um do regime, Le Duan, foi afastado aos poucos do poder. Em 1982 deixou o gabinete político do partido. Giap manteve o cargo de vice-primeiro-ministro, mas estava no comando das Ciências Tecnológicas e do Planejamento Familiar.

Finalmente se afastou do comitê central do partido em 1991.

Fonte: O Globo

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário