"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

NOVO LIVRO SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO

.


“NEM FANÁTICOS, NEM JAGUNÇOS: reflexões sobre o Contestado (1912 – 2012)” reúne os 21 trabalhos apresentados  e debatidos nas três sessões do Simpósio do Centenário do Contestado: História, Memória, Sociedade e Cultura no Brasil Meridional , ocorridas no ano de 2012 em Florianópolis (UFSC), Federal de Pelotas (UFPEL) e Federal de Chapecó (UFFS). Nos artigos publicados por historiadores, sociólogos, antropólogos e geográfos, oferecemos um amplo quadro de debates e da pesquisa acadêmica mais atualizada sobre o tema. Os  artigos representam as mais atuais pesquisas e abordagens sobre o sangrento conflito do Sul do Brasil ocorrido entre 1912 e 1916. 

Merece destaque o capítulo sobre o emprego do avião na Campanha do Contestado, de autoria do nosso amigo Cláudio Calaza, descortinando o primeiro emprego militar de aeronave em nosso país.

A publicação foi feita pela Editora da Universidade Federal de Pelotas, com apoio da CAPES e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. 

A edição é limitada e os pedidos podem ser feitos ao Prof Dr. Paulo Pinheiro
Machado (UFSC) pelo e-mail : paulo.pinheiro.machado@ufsc.br
ou pelos tels (48) 3721 9330 e 9185 9055.
 
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário