"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 20 de junho de 2012

FRANCIS GARY POWER É CONDECORADO POSTUMAMENTE NOS EUA

.

Mais de 50 anos depois que seu avião U-2 foi abatido quando sobrevoava a antiga União Soviética, o capitão Francis Gary Powers recebeu postumamente  uma das mais altas condecorações concedida a militares durante uma cerimônia realizada no Pentágono, no dia 15 de junho.
.
Powers, que morreu em um acidente de helicóptero em 1977, foi condecorado com a Estrela de Prata pelo heroísmo demonstrado enquanto era mantido como prisioneiro pelos soviéticos, de maio de 1960 a fevereiro de 1962. Embora interrogado e perseguido pela equipe da polícia secreta soviética, ele recusou a todas as tentativas de passar informações confidenciais ou por ser explorado para fins de propaganda política.
.
 
O Capitão Powers diante de seu U-2 antes de uma missão de reconhecimento
 
 
Durante a cerimônia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, General Norton Schwartz, apresentou a Estrela de Prata para o neto de Powers, Francis Gary Powers III, e Lindsey Berry, neta, diante de mais de uma centena de familiares, amigos, membros de serviços militares e outros convidados.
.
Criada em 19 de julho de 1932, a Estrela de Prata é a terceira maior condecoração militar de combate que pode ser atribuída a um militar, por bravura em face a um inimigo e pelo extraordinário heroísmo.
 
Fonte: Cavok
 
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário