"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 14 de maio de 2011

QUANDO A AUDÁCIA FAZ TODA A DIFERENÇA

.

Quando falta a superioridade bélica, estratagemas e audácia podem decidir a batalha.  O caso a seguir ocorreu em 1940, durante a invasão alemã na Noruega, no início da 2ª Guerra Mundial.

O pequeno porto norueguês de Horten compreendia umas 100 a 150 casas de pescadores. Mas a sua real importância estava no poderoso arsenal localizado nas suas costas, em uma colina. Fortemente defendido por uma guarnição de mais de 1.000 soldados noruegueses, a posição podia tornar-se inacessível para os atacantes alemães.


Soldados alemães inspecionando uma bateria costeira norueguesa capturada


O capitão Grundman, no comando das forças nazistas, procedeu habilmente...

Ao encontrar-se na presença do almirante norueguês Johansen, Grundman exigiu sua rendição imediata. As forças atacantes estavam dispostas a arrasar o forte. Os bombardeiros alemães estavam à espera da ordem de iniciar o ataque. Os navios aguardavam o sinal para iniciar o bombardeio. O almirante norueguês, tendo dúvidas sobre a atitude a seguir, telefonou a Oslo, antes de decidir. Grundman, por eu lado, fez uma chamada telefônica para deter a intervenção dos aviões e dos navios alemães. Previamente, comunicara a Johansen que o prazo que podia dar era de apenas 15 minutos.

Johansem decidiu render-se. O capitão Grundman transmitiu uma breve ordem e recebeu no forte cerca de 100 soldados alemães, que procederam ao desarme da guarnição norueguesa. Além disso, no porto, os guarda-costas noruegueses Harald, Haarfagre, Tordenskjold e Olav Tryggvasen e um submarino caíram em poder dos alemães.

Johansen, cavalheirescamente, lamentou que as comodidades do forte não fossem próprias para receber as tropas alemães. Grundman, então, esclareceu ao almirante norueguês que todas as forças alemães eram as que ele estava vendo ali... jamais poderiam ter atacado o forte os inexistentes bombardeiros, nem a frota, que só existia na imaginação e nas palavras de Grundman...

A audácia dera frutos. O estratagema, velho como o mundo, enganara o veterano almirante norueguês.

. 

Um comentário:

  1. Os alemães foram espertos , mas perderam a guerra ,feio e vergonhosamente.

    ResponderExcluir