"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 27 de julho de 2010

DOCUMENTO - DIRETIVA DE GUERRA Nº 1 DE ADOLF HITLER

.
Reproduzimos, a seguir, a primeira das diretivas de guerra emitidas por Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial, ordenando às suas forças o início das operações contra a Polônia.

Assim começou o maior conflito da História ...



Comando-Supremo da Wehrmacht, Berlim, agosto de 1939


Diretiva de Guerra n° 1



1. As possibilidades pacíficas para solucionar os problemas surgidos na fronteira do oeste, onde a situação da Alemanha é intolerável, fracassaram. Portanto, decidi solucioná-la pela força.

2. O ataque à Polônia se realizará de acordo com os planos já fixados. Levar-se-ão em conta as alterações que resultem, no que respeita ao Exército do estado atual de preparação do mesmo. A indicação das tarefas e a ordem das mesmas são as previstas. Data do ataque: 1º de setembro de 1939. Hora: 4:45 horas. As indicações correspondem à operação em Gydnia, baía de Dantzig e ponte Dirschau.

3. No oeste é importante que a responsabilidade pelo começo das hostilidades recaia sobre a Inglaterra e a França. A neutralidade da Holanda e Bélgica, Luxemburgo e Suiça dever ser escrupulosamente respeitada. Por terra: a fronteira do oeste não deve ser cruzada sem minha expressa permissão. No mar: igual ordem.

4. Se a Inglaterra e a França iniciarem as hostilidades contra a Alemanha, a tarefa da Wehrmacht no oeste consiste em conservar as suas forças até a conclusão da vitória da campanha da Polônia. Dentro destes limites, as forças inimigas e os seus recursos militares e econômicos devem ser golpeados até onde seja possível. A ordem de ataque será dada por mim pessoalmente, em qualquer caso. O exército deverá estar pronto para defender a muralha do oeste e prevenir qualquer manobra de flanco por parte das potências do oeste, caso violem o território da Bélgica e Holanda. Ao levar a guerra à Inglaterra, a direção dos ataques da Luftwaffe se concentrará na interrupção do transporte de tropas para a França. Os ataques contra Londres serão decididos por mim pessoalmente.


Adolf Hitler


.

Um comentário:

  1. Olá, por favor, onde é possível encontrar as várias outras diretivas de Hitler emitidas durante a 2ª Guerra Mundial? Grato.

    ResponderExcluir