"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 29 de abril de 2010

UNIFORMES - SOLDADO AUSTRALIANO, 1941

Soldado de infantaria australiano
2ª Guerra Mundial, 1941


Durante toda 2ª Guerra Mundial a estratégia militar da Austrália foi diretamente atrelada à da Grã-Bretanha. Em razão disso a maior parte das unidades militares australianas no período de 1940-41 foram enviadas para os fronts do Mediterrâneo e Oriente Médio, além do Pacífico, onde representaram uma importante parcela das forças da Commonwealth (Comunidade britânica).

O uniforme do soldado de infantaria ao lado é representativo do fardamento utilizado pelo Exército australiano não somente na época da 2ª Guerra, mas também dos vinte anos anteriores a este conflito. O item mais característico é a cobertura: o tradicional chapéu de feltro com abas largas, onde a aba esquerda é levantada e afixada à parte superior por um distintivo regimental. A gandola de combate é confeccionada com quatro grandes bolsos na frente e quatro botões de bronze para fechá-lo, com as insígnias da divisão costurada no colarinho e na manga. Utiliza calças cáqui terminadas por perneiras de lona.

Amplamente empenhado em campanhas aliadas no Norte da África, em regiões desérticas de clima sufocante, o soldado australiano carrega um kit necessário para a sua sobrevivência neste ambiente hostil, além do armamento individual representado pelo robusto fuzil Lee Enfield calibre .303 polegadas, o cinturão modelo 1908 com bolsas para munição e outros itens, e a baioneta modelo 1907. Transporta, a tiracolo, um bornal contendo ração individual para dois dias de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário