"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

OS COURACEIROS PRUSSIANOS E A CARGA DA MORTE



No exército prussiano, as unidades de couraceiros constituíam as tropas de cavalaria de maior prestígio. No início da guerra franco-prussiana (1870-71), o exército prussiano possuía dois regimentos de guarda e oito de linha de couraceiros, provavelmente as mais bem equipadas, treinadas e organizadas unidades de cavalaria pesada da Europa. Com exceção das unidades de Guarda – Guarda de Corpo e Couraceiros da Guarda -, os regimentos de couraceiros eram nomeados de acordo com seu local de recrutamento, seguindo a tradição das Guerras Napoleônicas: 1º da Silésia, 2º da Pomerânia, 3º da Prússia Oriental, 4º da Westfália, 5º da Prússia Ocidental, 6º de Brandenburgo, 7º de Magdeburgo e 8º do Reno. Cada um era composto por quatro esquadrões de 150 homens, e um esquadrão de depósito com 200 homens.
.
De acordo com os regulamentos da cavalaria prussiana de 1860, a altura necessária para o serviço nos couraceiros era, pelo menos, 1,70 m para os homens e 1,57 m para os cavalos. A título de comparação, a altura mínima dos homens para as unidades de dragões e ulhanos era 1,67 m; nos regimentos de hussardos os homens precisavam medir no mínimo 1,62 m. Os couraceiros e dragões recebiam seus cavalos de raça procedentes das regiões de Holstein, Magdeburg e Hanôver.
.
Na fase inicial da Batalha de Mars-la-Tour, em 16 de Agosto de 1870, uma brigada de cavalaria da Prússia, composta pelos 7º Regimento de Couraceiros de Magdeburgo e 16º Regimento de Ulhanos, executou um ataque contra a infantaria e a artilharia francesas que ficou conhecido como o todesritt (carga de morte). A infantaria francesa ameaçava atacar a ala esquerda prussiana perto de Vionville, colocando em risco o avanço do exército. Enquanto os reforços não se materializaram, o General Alvensleben ordenou ao general von Bredow que carregasse com a sua brigada, conscientemente sacrificando-a para deter o inimigo até que o auxílio chegasse. Von Bredow levou seus homens para a carga em linha, com os couraceiros sob o comando do Major Von Schmetow à esquerda e os ulhanos à direita, ao todo cerca de 700 homens. Sob o fogo dos canhões e da metralha, os prussianos romperam as linhas francesas e eliminaram sua infantaria e artilharia. Aproveitando o êxito obtido, a brigada atacou as tropas francesas atrás da primeira linha, mas foi surpreendida e repelida por uma divisão de cavalaria inimiga.
.
Menos de metade da brigada retornou da carga: 104 couraceiros e 90 ulhanos. A carga ocupou os franceses até o final do dia, e removeu a ameaça à ala esquerda prussiana.
.

O 7º Regimento de Couraceiros carregando contra bateria de canhões francesa em Mars-la-Tour. Menos da metade dos cavalarianos prussianos sobreviveu à carga.

.
Temendo novos ataques, os franceses trouxeram outra divisão de cavalaria, enquanto os prussianos usaram sua cavalaria para garantir a chegada dos reforços. Em Mars-la-Tour, 5.000 couraceiros franceses e Prussianos entraram em choque na maior batalha de cavalaria da guerra.
.

Um comentário:

  1. Caro Professor Carlos Daróz.
    Parabéns pelo blog!
    Gosto dos feitos e da história militar, em especial da 2ª Guerra Mundial. Aproveitarei meu recesso e debulharei este seu site.
    Saúde e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir