"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 17 de novembro de 2009

UNIFORMES - SOLDADO ALPINO ITALIANO, 1940

Exército Italiano. 2ª Divisão Alpina Tridentina
Alpes Ocidentais, 1940


Durante a breve e sangrenta campanha nos Alpes entre a Itália e a França, em junho de 1940, quatro divisões de montanha alpinas italianas foram empregadas. As unidades alpinas italianas eram recrutadas nas províncias montanhosas da Itália e adquiriram reputação de serem as mais eficientes tropas do Exército Italiano durante a 2ª Guerra Mundial.
.
O soldado raso ao lado está uniformizado com uma túnica modelo pré-guerra M1937 com insígnias negras de gola. Sob a túnica veste um pulôver de lã verde para aquecê-lo contra o frio. A calça é do tipo pantalona e segue enfiada por sob meias grossas alpinas. Seus calçados são botas especiais tipo montanha.

Sua cobertura consiste em um boné com pena, típico das tropas alpinas italianas. O soldado montanhista está armado com um fuzil Carcano M1891, cuja baioneta vai presa ao cinto de couro. Seu equipamento inclui um cantil metálico, dois porta-carregadores para fuzil e um bornal onde conduz rações de campanha.


.
.

4 comentários:

  1. Prezado conterâneo sou Oficial Superior da PMDF estou fazendo uma pesquisa sobre a importancia do uso da cobertura pelos policiais-miltares. O Comando atual pretende abolir o uso da cobertura. Sou contra pois acho que ela tem um valor muito grande na "visibilidade moral e psicologica" de segurança para o cidadão e de ostensividade da lei para quem prende cometer delito. Por isso peço-lhe ajuda de conteúdo histórico.

    ResponderExcluir
  2. Caro companheiro da PMDF. Tenho algum material que talvez possa ajudá-lo quanto à questão das coberturas.
    Para isso, peço que entre em contato diretamente em meu e-mail, pois ao fazê-lo via BLog eu não tenho acesso ao seu e-mail.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá companheiro, estou fazendo um TCC sobre a história dos uniformes militares, e gostaria de saber como vc pode me judar

    ResponderExcluir
  4. Caro Sr. Daroz,a tempos venho procurando no site do exercito brasileiro a história dos seus uniformes, mas sem muito sucesso.Gostaria de saber quem e porque criou aqueles símbolos,para os quepes dos oficiais e praças, que ao meu ver estético não faz muito sentido; e como posso fazer uma sujestão de mudança àquela arma que por dois anos tive a honra de pertencer.Desde já fico muito grato.

    ResponderExcluir